Coordenador : Cláudia Henschel de Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391804.2206.108833.29102023
Departamento/Setor: VPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação dos cursos de Psicologia, Direito e Administração Pública da Universidade Federal Fluminense, estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior da região do Médio Paraíba, professores e funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal Fluminense e profissionais da rede de saúde mental.
Local de atuação: O projeto será realizado em dois locais: 1. Nas dependências do campus da Universidade Federal Fluminense, no Campus de Volta Redonda. (Endereço: Rua Desembargador Ellis Hermydyo Figueira, Bloco A. Bairro: Aterrado), que concentrará a coordenação do programa. 2. Nos equipamentos de saúde mental e assistência social designados à cada vez para ministrar cursos e supervisão.
Objetivo
A criação dos Centros Regionais de Referência foi estabelecida pelo Decreto nº 7.179, de 20 de maio de 2010 e tem como objetivo a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. A proposta de da implantação do Centro Regional de Referência no município de Volta Redonda tem como base o conjunto de políticas sociais previstas no Plano Emergencial de Ampliação de Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas, no Sistema Único de Saúde – SUS (PEAD 2009- 2010) e do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (PIEC 2010). A formação dos Centros Regionais de Referência está situada como parte integrante desses planos. Sendo assim, a a iniciativa de recriação e implantação do Centro Regional de Referência no município de Volta Redonda objetiva a capacitação do maior número de profissionais da saúde da região do Médio Paraíba e, consequentemente, a ampliação dos programas de formação para regiões menos assistidas do Estado do Rio de Janeiro, que atuam na rede de atenção integral à saúde e na rede de assistência, para intervir nas causas e efeitos do consumo prejudicial de crack, álcool e outras drogas.
Resumo
A demanda do Município de Volta Redonda à Universidade Federal Fluminense, Campus de Volta Redonda, para a capacitação técnica em saúde mental, gerou, em 2014, a elaboração do projeto para a formação do CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS DO MÉDIO PARAÍBA. Originalmente, ele concorreu ao edital de CHAMAMENTO PÚBLICO n.08/2014-SENAD/MJ, para sua formalização ao longo do ano de 2016. Objetivava-se, nesse projeto, a capacitação técnica de profissionais da rede de saúde mental do Município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, nos eixos: I. a política de álcool e outras drogas para a infância e a adolescência; II. Consultório na Rua; III. Psicopatologia Infantil. No entanto, a instabilidade política do país, na época, suspendeu a designação da verba ganha em edital e o projeto não pôde se desenvolver. A partir de 2022, fui designada pelo Diretor do ICHS (UFF. Volta Redonda) a representar a Universidade no assento do Conselho Municipal de Álcool e Drogas. Assim, me reaproximei do tema. O presente programa de extensão está na linha de continuidade do projeto de extensão desde 2014 e seu objetivo é desenvolver um programa de capacitação dos profissionais da rede dsaúde mental e assistência social, para abordagem, acolhimento e tratamento do usuário de drogas - em espeical, do usuário de crack, que representa, hoje, uma das procupações centrais do município ao registrar uma elevação de 50% no consumo da substância.